PNUD Angola

Em prol do desenvolvimento, sem deixar ninguém para trás

Nossa Missão

O programa do PNUD Angola tem as seguintes prioridades programáticas: (1) Emprego; (2) Saúde, (3) Alterações Climáticas e vinculado às questões transversais como Género, Governação, Inovação, etc.

Tradicionalmente, o PNUD pode ser considerado como uma agência da ONU que implementa programas e projectos. Mas, não obstante, o Escritório de País também se focou em sistemas complexos de desenvolvimento de capacidade e mudanças de mentalidade em direcção ao pensamento sistémico complexo para trabalhar de forma diferente e interligar os diferentes desafios de desenvolvimento em Angola.

O tema escolhido para dar vida à metodologia da carteira foi o "Futuro do Trabalho", com foco na juventude e nas mulheres, em alinhamento com as prioridades do país. Angola é um país da África Austral, classificado como país menos desenvolvido (PMD), com mais de 30 milhões de pessoas, onde cerca de 65% da população tem menos de 24 anos de idade. A cooperação com o Governo de Angola e instituições públicas tem sido um pilar neste processo de definição de novas abordagens ao desenvolvimento. O PNUD tem colaborado com o Ministério da Economia e Planeamento, o Ministério das Finanças, o Instituto Nacional de Estatística, e o Millenium Institute para desenvolver o Modelo Integrado de SDG (iSDG) para Angola.

As considerações de género também são muito importantes para o Escritório. Actualmente, toda a Equipa do Escritório tem feito esforços consideráveis para integrar clara e eficazmente a igualdade de género e o empoderamento das mulheres em todas as iniciativas, enquanto prepara a candidatura para obter o Selo de Igualdade de Género do PNUD.

Nosso Impacto

17.339

Pessoas vivendo com HIV receberam tratamento antirretroviral, na província do Cuanza Sul

Sob liderança do Ministério da Saúde, o PNUD Angola trabalha com vários parceiros para garantir que as pessoas vivendo com HIV tenham acesso aos serviços e aos medicamentos de forma gratuita e ininterrupta, através do financiamento do Fundo Global.

770

Fogareiros de carvão vegetal energeticamente eficientes produzidos

No âmbito do projecto "Promoção do carvão vegetal sustentável em Angola através de uma abordagem da cadeia de valor", liderado pelo Ministério do Ambiente e apoiado pelo PNUD Angola, foram igualmente fabricados cerca de 60 máquinas de briquetagem. Esses equipamentos foram introduzidos em zonas rurais e peri-urbanas das províncias de Cuanza Sul e Huambo, agregando valor à cadeia de valor e criou oportunidades de rendimento e emprego.

1.248

Cidadãos receberam assistência jurídica gratuita

A assistência jurídica gratuita garantiu e promoveu o acesso à justiça e a redução das desigualdades sociais no âmbito local, proporcionando às populações vulneráveis o acesso à mecanismos de denúncia e resposta a violações dos seus direitos.

189.941

Pessoas tiveram acesso a serviços financeiros digitais

Para além de reduzir os custos das despesas de deslocação, é também uma oportunidade para a inclusão financeira e ajudará os beneficiários a ter um maior controlo sobre as suas despesas.

312

Bolsas de formação e estágios

A Formação Profissional e o Ensino Técnico-Profissional assumem um papel decisivo em todos os países, pois desenvolvem a promoção da empregabilidade de jovens e adultos, valorizando o capital humano e impulsionando o desenvolvimento sócio-económico.

Uma abordagem inovadora dos projectos

Com o apoio da Unidade de Inovação Estratégica, o Escritório desenvolveu um Portfólio que oferece 6 áreas de intervenção que abrangem várias prioridades interligadas face às prioridades de Desenvolvimento Nacional e ao Documento do PNUD para o país.